segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Encontro Mundial da WAPE será no Brasil em 2013

O Instituto de Estudos Latino-Americanos, da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA-UFSC) apresentou à direção da World Association for Political Economy (WAPE) a proposta de realizar o Oitavo Encontro Mundial da entidade, na cidade de Florianópolis. A última reunião da WAPE realizada no México aprovou a solicitação, razão pela qual, nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2013 receberemos no campus da UFSC eminentes economistas de todos os continentes para uma reflexão sobre a crise econômica e suas consequências para o futuro da humanidade.

A WAPE é uma instituição com crescente visibilidade mundial entre os economistas e realizará por segunda vez na história de sua existência uma reunião na América Latina. A criação de WAPE foi uma iniciativa dos economistas chineses – com amplo apoio na região asiática – que encontrou imediata acolhida nos Estados Unidos e na Europa. Ao longo dos últimos anos consolidou sem dúvida alguma clara audiência mundial e ganha a cada dia mais importância como fonte de crítica e construção de alternativas para um mundo em mudança rápida e conflituosa. A mais recente reunião da entidade – a primeira realizada na América Latina – ocorreu no México e representou uma nova e importante iniciativa em nossa região. Portanto, para nós brasileiros, a realização desta reunião em solo nacional é mais uma demonstração das possibilidades de protagonismo mundial no terreno intelectual que não podemos desperdiçar. No momento em que o mundo vive uma grave crise econômica, política e social, a visita de importantes economistas de todas as partes do mundo nos ajudará a desenvolver ainda mais nossa capacidade de pensar criticamente a posição do Brasil nas relações internacionais.

IELA-UFSC é o primeiro organismo em uma universidade pública brasileira dedicado ao estudo da América Latina. O IELA é, portanto, fruto de um trabalho acumulado no interior da UFSC e incorpora atualmente o trabalho de vários professores que ao longo de muitos anos dedicaram-se aos estudos latino-americanos. Este esforço de pensar critica e sistematicamente a realidade latino-americana comportou iniciativas como as Jornadas Bolivarianas – atualmente na nona edição – e a construção da Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos (REBELA) que publica a revista eletrônica atualmente na quarta edição e congrega pesquisadores sobre temas latino-americanos de 10 universidades brasileiras. Nosso portal eletrônico já supera a casa dos 1,5 milhão de acessos e são muitas as obras publicadas com nosso selo, entre as quais se destaca a importante Pátria Grande. Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, coleção recentemente lançada e que divulgará em nosso país os clássicos do pensamento crítico na sociologia, economia, história e ciência política, ainda inéditos no Brasil. A confiança que a diretoria da WAPE depositou em nossa solicitação esta baseada em minuciosa análise realizada sobre nosso trabalho e o potencial de um encontro na UFSC.

UFSC: Praça da Cidadania, Monumento às Vítimas do Descobrimento e Reitoria
Foto: Lionel Baur/2007*

O encontro anual da WAPE é uma oportunidade para que os cientistas sociais em geral e os economistas em particular possam acompanhar a fronteira do conhecimento e contribuir com o avanço da economia política como área especifica do saber. Da mesma forma, o encontro é também uma oportunidade para ampliar o horizonte do debate sobre a ciência econômica para além dos limites impostos pela grande imprensa e pelo pensamento dominante nas universidades. As universidades brasileiras se beneficiarão de maneira particular com a presença de centenas de economistas de todos os continentes entre nós, fato que representará uma oportunidade para superar os limites impostos pelo academicismo que ainda domina em grande parte os esforços teóricos de economistas que trabalham nestas instituições. Trata-se de um esforço político decisivo num momento de crise mundial que sempre implicou em renovação intelectual, a exemplo de 1929 quando nasce, de fato, a chamada revolução keynesiana.

Desta maneira, o encontro anual da WAPE sintetiza o esforço de todos aqueles que nos estreitos muros das universidades pensam a economia como ciência social e, além disso, defendem o compromisso da disciplina como um instrumento em favor da nação e da superação dos problemas inerentes aos países subdesenvolvidos. Nesta direção, a participação de organismos e entidades da sociedade civil interessadas na ampliação e vitalização da disciplina economia política.



* Fonte: Wikipedia

Um comentário: