Wape



A WAPE é uma organização acadêmica internacional fundada em base aberta, na cidade de Hong Kong, sem fins lucrativos e com participação voluntária de economistas marxistas e grupos relacionados, com representantes em todos os continentes. Entre seus princípios está o permanente debate sobre o núcleo dos paradigmas marxistas da economia, como a teoria do valor-trabalho, a superioridade da propriedade pública e a teoria do socialismo. A missão da Wape é utilizar os conceitos da economia marxista para analisar e estudar a economia mundial, revelando a lei do desenvolvimento e seu mecanismo, oferecendo políticas adequadas para promover o desenvolvimento econômico e social em nível nacional e global, de forma a garantir o bem-estar de todas as pessoas do mundo.




Com crescente visibilidade mundial entre os economistas a WAPE realizará por segunda vez na história de sua existência uma reunião na América Latina. A criação da entidade foi uma iniciativa dos economistas chineses – com amplo apoio na região asiática – que encontrou imediata acolhida nos Estados Unidos e na Europa. Ao longo dos últimos anos consolidou uma clara audiência mundial e ganha a cada dia mais importância como fonte de crítica e construção de alternativas para um mundo em mudança rápida e conflituosa. A mais recente reunião da entidade – a primeira realizada na América Latina – ocorreu no México e representou uma nova e importante iniciativa em nossa região.

O IELA-UFSC é o primeiro organismo em uma universidade pública brasileira dedicado ao estudo da América Latina. O IELA é, portanto, fruto de um trabalho acumulado no interior da UFSC e incorpora atualmente o trabalho de vários professores que ao longo de muitos anos dedicaram-se aos estudos latino-americanos.


Este esforço de pensar critica e sistematicamente a realidade latino-americana comportou iniciativas como as Jornadas Bolivarianas – atualmente na nona edição – e a construção da Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos (REBELA) que publica a revista eletrônica atualmente na quarta edição e congrega pesquisadores sobre temas latino-americanos de 10 universidades brasileiras. Nosso portal eletrônico já supera a casa dos 1,5 milhão de acessos e são muitas as obras publicadas com nosso selo, entre as quais se destaca a importante Pátria Grande. Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, coleção recentemente lançada e que divulgará em nosso país os clássicos do pensamento crítico na sociologia, economia, história e ciência política, ainda inéditos no Brasil.



A confiança que a diretoria da WAPE depositou em nossa solicitação esta baseada em minuciosa análise realizada sobre nosso trabalho e o potencial de um encontro na UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário